++ Notícias da última hora ++
++ Reunião geral extraordinária da Heckler & Koch AG em 2019-12-19 em Rottweil ++
++ Acionistas Críticos (KA) H&K exigem ampliação da ordem do dia para obter esclarecimentos importantes acerca da verdadeira estrutura de propriedade e da possibilidade de uma venda da empresa H&K AG ++



Comunicado de imprensa dos Acionistas Críticos Heckler & Koch (KA H&K)

Friburgo, 14 de Novembro de 2019

Estimados Senhoras e Senhores,

actualmente, o Ministério Federal de Economia está a verificar a hipótese de uma venda da empresa Heckler & Koch AG (H&K); o Serviço Federal de informações da Alemanha está a investigar o caso. Os meios de comunicação informam, a nível nacional e internacional sobre incertezas em relação à estrutura de propriedade e o risco iminente de uma venda deste principal fabricante e exportador de armas ligeiras, a potenciais compradores suspeitos das Caraíbas. Nestes provávelmente mais caóticos dias durante a sua existência de quase 70 anos, a diretoria da empresa convoca, para o die 19 de Dezembro de 2019, uma reunião geral extraordinária no »Badhaus«, em Rottweil. Este procedimento parece ser absolutamente necessário para recuperar a transparência e a sinceridade. Só assim é que se cumpre a nova »ÉTICA E O CÓDIGO DE CONDUTA NA VIDA EMPRESARIAL«.

»Nós, os acionistas críticos da Heckler & Koch, exigimos explicitamente ao Sr. Heeschen, na sua qualidade de acionista principal, que alargue a ordem do dia por dois assuntos essenciais: A divulgação de informações sobre as verdadeiras estruturas de propriedade e o esclarecimento acerca de possíveis intenções de venda da firma«, diz Jürgen Grässlin, fundador dos KA H&K. »À base destes dados, nós, os co-proprietários da empresa, podemos, junto à diretoria e ao conselho administrativo, debatera desastrosa situação empresarial, financeira e de propriedades e intenções de venda. Podemos, além disso, reivindicar as medidas apropriadas para uma reorientação adequada«.

Mas, ao contrário do que se podia esperar, na ordem do dia dqa reunião geral extraordinária nada indica que lá serão tratados estas perguntas absolutamente relevantes para os acionistas, os empregado, o conselho de empresa e o público interessado. Pelo contrário: a empresa da a conhecer para o 19 de dezembro: »O acionista principal da sociedade, o Sr. Andreas Heeschen (»Herr Heeschen”), exigiu a convocatoria de uma reunião geral extraordinária, conforme ao artigo 122 (1) de la AktG (Lei de Sociedades Anónimas). A reunião geral extraordinária tem a ordem do dia seguinte: »Remuneração do Conselho Administrativo” (….)

Nós, os acionistas críticos, anunciamos para a reunião geral extraordinária da Heckler & Koch AG, no die 19 de dezembro de 2019, a nossa participação activa, fazendo amplo uso do direito a pedidos reconvencionais e de interrogações. Na Assembleia Geral anual de 12. de Julho 2019, apresentamos a proposta de não aprovar os resultados da diretoria; além disso, colocamos ao menos 95 pocento das perguntas.

Contacto: J. Grässlin, Tel.: 0049-761-7678208, Mob.: 0049-170-6113759, E-Mail: jg@rib-ev.de

Anexos: »ÉTICA E O CÓDIGO DE CONDUTA NA VIDA EMPRESARIAL« datado de 01.10.2019
»Convocatoria para a reunião geral extraordinária« da Heckler & Koch AG, em 19.12.2019

Os Aacionistas Críticos Heckler & Koch (KA H&K) fundaram-se por iniciativa do RüstungsInformationsBüros (RIB e.V.) em Friburgo. Nos KA-H&K trabalham numerosos actvistas da paz da campanha »Aktion Aufschrei – Stoppt den Waffenhandel!«, do Dachverband Kritische Aktionäre, do RIB e.V., da Deutschen Friedensgesellschaft – Vereinigte KriegsdienstgegnerInnen (DFG-VK), da Ohne Rüstung Leben, da pax christi e outras iniciativas da paz.

Tradução: Erika Weisser